O Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo tem um novo diretor executivo desde agosto: Bernardo Costa, 39 anos, carioca, advogado de formação e com uma sólida trajetória em gestão. Com pós-graduação em Administração e Negócios pelo Ibmec e dois MBAs pela Business School São Paulo, em Gestão Executiva e Gestão Educacional, ele soma experiência de mais de 18 anos no comando de instituições de ensino e saúde.
Apesar das raízes no Rio de Janeiro, Bernardo carrega no currículo uma vivência plural: já trabalhou em São Paulo, Porto Alegre, no Nordeste e, mais recentemente, esteve à frente da administração de três hospitais em Florianópolis. Casado com uma gaúcha, a Camila, é pai do Bento, de dois anos. Essa conexão com o Rio Grande do Sul já é parte da sua vida.
Com passagem pela Boston College, nos Estados Unidos, durante um dos MBAs, Bernardo também traz para cá a experiência no setor corporativo – trabalhou na Vivo e, principalmente, no setor educacional, onde atuou por 12 anos, antes de migrar para a área da saúde, há seis anos. Segundo ele, sua trajetória é toda voltada à gestão, com foco em resultados e, sobretudo, em pessoas.
Na entrevista à Persona, Bernardo fala sobre os desafios de assumir a direção do CHAA, as estratégias para fortalecer a instituição e sua visão sobre o futuro da saúde na região.
Como começa a sua relação com o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo e como é assumir um cargo tão importante?
É uma felicidade assumir uma posição tão relevante na instituição! O Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo é uma referência na região e, por isso, é também uma responsabilidade. Minha relação começa com muito otimismo e a certeza de que daremos continuidade a essa história tão bonita do hospital. Todos, sejam colaboradores, equipes médicas, parceiros e a comunidade de Santa Maria em geral, me receberam de braços abertos. Estou muito feliz!
Quais são as suas principais metas e prioridades para os primeiros meses à frente do CHAA?
Inicialmente, poder me aprofundar na história da instituição, conhecer as equipes e poder contribuir para que o hospital continue crescendo e se fortalecendo. O Astrogildo é uma instituição completa, de alta complexidade, e queremos reforçar essa mensagem para toda a sociedade de Santa Maria e região. Esse será um dos focos desses primeiros meses

Quais investimentos em infraestrutura e inovação tecnológica estão nos planos da sua gestão?
Nesse quesito, temos duas frentes de trabalho importantes. Considerando a infraestrutura, uma instituição de mais de 120 anos de história tem sempre que estar trabalhando para oferecer o maior conforto possível para seus pacientes, e continuaremos trabalhando nisso. É importante destacar que temos várias unidades de internação, CTIs e outros espaços de atendimento recentemente reformados e em plenas condições. Continuaremos investindo na modernização daqueles setores que têm uma infraestrutura um pouco mais antiga. Em breve, teremos um pronto-socorro 100% repaginado e estamos focados em modernizar nossa maternidade. Já pensando em equipamentos e tecnologia, é importante registrar que o hospital já tem tecnologia de ponta. Hoje, dispomos de dois robôs cirúrgicos, que oferecem tecnologia de ponta em nível mundial, além de outros milhares de equipamentos, que oferecem ao nosso corpo clínico e pacientes toda a tecnologia necessária para um atendimento de muita qualidade. Apesar disso, estamos sempre monitorando novos equipamentos para que possamos manter nosso parque tecnológico atualizado! Junto com as próximas atualizações de infraestrutura, traremos também melhorias de equipamentos. Por exemplo, no pronto-socorro disporemos de equipamentos de raio-X e tomografia dentro do próprio setor, proporcionando ainda mais agilidade e qualidade no atendimento de urgência. Essa celeridade nos permitirá também garantir ainda mais qualidade assistencial para todos.

Como pretende fortalecer a humanização no atendimento a pacientes e familiares dentro do hospital?
Esse será um grande foco do nosso trabalho, a razão de existir do Astrogildo é atender bem e com excelência. Atuaremos todos os dias junto com nossas equipes para que isso possa acontecer. Trabalharemos na valorização dos nossos colaboradores para que eles possam também valorizar nossos pacientes cada vez mais. Pretendemos proporcionar um atendimento acolhedor e humanizado a todos. Hoje, dispomos de núcleos e comitês internos focados na humanização e fortaleceremos essa atuação.
Que estratégias serão adotadas para valorizar, capacitar e engajar os profissionais de saúde que atuam no complexo?
Nossos colaboradores são fundamentais para que o Astrogildo seja cada vez mais forte. Estamos implementando uma gestão de portas abertas e de muita proximidade com todos, queremos trabalhar juntos para que os desafios do dia a dia sejam resolvidos em equipe. Com isso, tenho convicção de que garantiremos engajamento e motivação. Contamos também com programas internos de cuidado do colaborador, queremos reforçar essa abordagem nos próximos meses!
De que forma o CHAA pode se aproximar ainda mais da comunidade de Santa Maria, ampliando prevenção, informação e serviços?
Vamos reforçar nossa comunicação com a comunidade de que o Astrogildo é um complexo hospitalar completo. Assim, desejamos que todos saibam que estamos prontos para atender qualquer necessidade, desde o nascimento até um atendimento de urgência de alta complexidade. Também reforçaremos nossa participação em eventos para a comunidade.
Quais são os maiores desafios do Complexo hoje?
Acredito que coordenar tudo o que falamos até agora, com certeza, é nosso principal desafio. A rotina de um hospital envolve gerenciar equipes de colaboradores, coordenar investimentos e melhorar a qualidade dos nossos serviços, para que, junto do nosso corpo clínico, que é altamente gabaritado, possamos continuar esse legado do Astrogildo. Meu foco será conduzir todas essas frentes da melhor forma possível, pensando sempre em fortalecer o hospital e o atendimento para Santa Maria e região.
E quando falamos em futuro, o que sonha para o hospital?
Que possamos continuar essa trajetória especial que nos trouxe até aqui e que nossas equipes possam se orgulhar de fazer parte dessa instituição. O Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo deve sempre ser reconhecido como referência em inovação, qualidade e infraestrutura! Investiremos em educação e pesquisa como pilares estratégicos para que isso aconteça. Sonho que possamos nos consolidar como referência hospitalar de toda a região e perpetuar essa bela história de mais de 120 anos.